quarta-feira, 26 de junho de 2013

Música ou literatura, ou os dois?

No dia 11 de maio li a seguinte resolução:





No dia 13 de junho recebo o seguinte e-mail:




E no dia 24 de junho vejo no Facebook:




Fiquei confuso, pelas notícias entendi que um projeto classificado como sendo de literatura foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura (ConCultura), como projeto de música. Ou o contrário. 

Consultei o Edital 03/2012 do Fundo Municipal de Cultura, afinal o quê, segundo o edital, distingue um projeto musical de um projeto de literatura.








Comparando o que usei como fonte para avaliação do projeto e a divulgação do mesmo, o referido projeto não se encaixa como um projeto exclusivamente de literatura.

Dependendo da descrição contida no projeto original, que eu não faço a mínima ideia, o projeto pode ser um evento literário, ou evento cultural, ou ainda, pelo uso da expressão “poético-musical”, apresentada na arte acima, como sendo um projeto de artes integradas. Que convenhamos, seria a área mais apropriada.

O que me chateia é que já foram poucos projetos de música aprovados, e ainda um deles, pelas informações recebidas, se encaixa em outra área. Nada contra a Bel, conheço ela e um pouco do seu trabalho.

O objetivo dessa postagem não é denegrir nenhum artista e muito menos projetos culturais. Quem sou eu para fazer isso?

Fico pensando quantos projetos deixaram de ser aprovados por não se enquadrarem em determinada área. Será que a Resolução 07/2013 trocou de área o projeto? Pode ser. Os projetos que foram aprovados nessa resolução tinham interposto recurso e parece que foi tudo as pressas, então alguém pode ter digitado errado.

Geralmente meu sobrenome é digitado errado nessas resoluções. Erros acontecem.

E se não foi? O ponto chave da questão é quem avaliou o projeto? Na leitura da descrição do projeto não identificaram que não é apenas um projeto musical, mas poético-musical?  Ou isso não estava explícito no projeto?

Tem pessoas que escrevem projetos mirabolantes, mas que na hora da execução são coisas simples, o tradicional mais do mesmo, apenas rotulado de maneira diferente. Assim como projetos simples, mas com produtos interessantíssimos, até certo ponto, indescritíveis dentro do formulário que somos obrigados a preencher para participar de um edital.

A iniciativa da Bel é interessantíssima e apropriada para o momento.

Acredito que o espetáculo do próximo sábado será o mesmo que foi aprovado pelo ConCultura.

E se está dentro da programação que foi aprovada no projeto, falta divulgar que o espetáculo é financiado com dinheiro público.

Às vezes a inclusão ou exclusão de uma palavra pode mudar completamente o rumo da discussão.

2 comentários:

  1. Meu caro, deverias fazer uma pesquisa antes de publicar, e, principalmente consultar a quem se deve, além de ético tornaria seu blog mais sério e confiável.

    ResponderExcluir