segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Propostas eleitorais para 2013 – 2016.



Na edição do final de semana (21 e 22/07) da Folha SC saiu uma matéria informando as propostas dos postulantes ao paço municipal para a área cultural.

Inicialmente quero informar que vou anular o meu voto, e no decorrer da postagem vou justificar tal atitude. Não sou filiado a nenhum partido e nunca fui, quando quis me filiar acho que não me quiseram.

Vou dissecar cada ponto, alguns com uma pitada de humor sarcástico...

Dieter Jansen (PP)

- Jaraguá do Sul ainda não está inscrito no Sistema Municipal de Cultura, e para acontecer isso não é preciso mais do que o preenchimento de meia dúzia de formulários que estão à disposição no site do Ministério da Cultura. Vou te ajudar disponibilizando o link:

- Qual espaço público existe em Jaraguá para o desenvolvimento artístico e cultural? Os poucos que existem estão condicionados à ação do tempo. Em dia que chove não tem atividade.

- Qual vai ser a porcentagem destinada ao Fundo Municipal de Cultura?

- Essa proposta de articular as ações de cultura, educação e turismo é velha! Já aparece em tudo quanto é proposta cultural.  Será que se juntar todas as ações da cultura, educação e turismo vai haver uma grande valorização na bolsa de valores?

- Realmente a Biblioteca Pública precisa ser fortalecida, logo após as reformas uma parte do teto desabou, causando o seu fechamento por alguns dias. Acredito que o fortalecimento dos reforços estruturais do antigo prédio, que eram de madeira, necessite de uma minuciosa revisão.

Moacir Bertoldi (PP)

- A SCAR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal. Será que se todas as entidades declaradas de utilidade pública recebessem as mesmas verbas que a SCAR recebe haveria necessidade de apoio (ou flexão)? É justo uma entidade receber mais que as outras? Qual o apoio que a SCAR dá para a sociedade jaraguasulense (ou jaraguaense)?

- O Jaraguá em Dança foi sequestrado? Desabou?  Tá com os mesmos problemas da Biblioteca Pública que o Dieter falou que vai fortalecer? Caso não saibam, esse ano o Festival recebeu número recorde de inscrições.

- Se o transporte público fosse mais barato, haveria necessidade de levar uma biblioteca pública móvel para os bairros? Temos de criar o hábito de ir a uma biblioteca ou sebo e não de levar tudo até a casa das pessoas. Ao menos seja criativo para criar um vale transporte para a Biblioteca Municipal. A montanha vai até Maomé?

- As festas tradicionalistas de Jaraguá do Sul foram sequestradas? Quantos milhões vão ser gastos para o pagamento do resgate? Quem vai fiscalizar o repasse dessas verbas e a sua correta utilização? A Câmara de Vereadores?

Cecília Konell (PSD)

- Você vai incentivar de que maneira? Assistindo o evento? Comprando rifa da entidade? Jantando ou almoçando nos dias de festa? Dando discurso?

- Gostaria de ouvir a sua explicação para o termo “oficina temática”, deve ser interessante já que a senhora não tem demonstrado condições nem de participar de um debate.

- Os candidatos falam da SCAR como se ela fosse a Fundação Cultural, vejo isso como uma maneira de terceirizar a cultura, passar verba para uma entidade privada sem necessidade e depois colocar como ação realizada, sem cobrar resultados. Algo que é muito comum no setor cultural local.

- Ampliar os projetos de cultura nos bairros de que forma? Aumentado o repasse, aumentando o número de professores? Já mostrei nessa postagem http://ederw.blogspot.com.br/2012/03/projetos-de-incentivo-musica-e-cultura.html que esses projetos são apenas um meio de contratar pessoas sem concurso e sem qualificação para ganharem um extra na Fundação Cultural ou na Secretaria de Educação.

- Quais são as entidades que a senhora pretende incentivar os projetos culturais? SCAR? É contraditório alguém que tentou acabar com o Fundo Municipal de Cultura alegando ingovernabilidade do município como mostrado nessa postagem http://ederw.blogspot.com.br/2012/06/tentaram-mas-nao-conseguiram.html falar agora em incentivar projetos culturais!


Como podemos ver, são propostas toscas e vagas, algo sem planejamento e que depois de quatro anos não será possível cobrar um resultado satisfatório.

Essa ideia de terceirizar a cultura delegando poderes absurdos a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e ao Fundo Municipal de Cultura não é nada mais que elitizar a arte e achar que estão salvando o mundo, continuando projetos que só pensam em quantidade sem qualidade e outros que mal saem do papel.

É engraçado o uso dos verbos resgatar, ampliar, estimular, instituir, incentivar. Para um leigo podem parecer palavras de impacto, ou frases de efeito, mas para quem acompanha eleições há mais de 20 anos sabe que não passam de chavões políticos. “Ctrl + C” e “Ctrl + V” de pseudo-projetos políticos.

Pelo tipo das propostas apresentadas é certo que ano que vem o próximo presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul vai ser algum cabo eleitoral do candidato eleito ou mulher de algum político do(s) partido(s) vencedor(es).

É certo que futuras associações por projetos políticos vão acontecer... pra variar.

Mais do mesmo!

A incidência de pessoas intelectualmente brilhantes, mas sem a mínima condição gerencial é particularmente notável no campo da administração pública. Mais do que dinheiro a fundo perdido, o que afasta eleitores, como eu da política, é o descompromisso com resultados, com qualquer resultado.

Obs.: Gostaria de fazer duas perguntas para os futuros candidatos.

1 - Qual tratamento vai ser dado à SCAR nos próximos 4 anos se for eleito?;

2 - Quais são os nomes dos responsáveis da coligação em assumir a Fundação Cultural caso o candidato seja eleito? (Vai continuar a cultura do improviso? Quem não encaixa em nenhuma secretaria vai para a Fundação tomar cafezinho, ler jornal e e-mail?)

2 comentários:

  1. Ótimo texto companheiro. Vou colocar um link para o seu blog no seguinte endereço: www.cooperativadeletras.wordpress.com

    Temos uma boa cena cultural em nossa região, mas que não se articula politicamente como deveria. Parabéns pela sua posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para divulgar onde quiser! Obrigado pelo apoio! Volte sempre!

      Quanto a cena cultural de Jaraguá do Sul, merece umas postagens a parte!

      Abraço!

      Excluir