terça-feira, 24 de julho de 2012

Um balde de água fria...

Semana passada acompanhei nos jornais da região a notícia do lançamento de um curso técnico em música para formação de professores. Habilitação profissional em música é o nome que aparece no site http://www.cursotecnicomusicascar.blogspot.com.br/

Em um ano, com aulas presenciais apenas a cada 15 dias, sexta-feira das 19 às 22 horas e sábado das 8:00 às 16:30 horas (um horário excelente para quem é músico...), e com um investimento de apenas R$ 3.280,00 (três mil duzentos e oitenta reais), o aluno vai se tornar um “professor de música”.

Pelo que entendi o único pré-requisito é a conclusão do ensino médio.

O certificado do curso é autorizado pela Secretaria Estadual de Educação conforme Portaria n. 008 de 25/06/2002 do Conselho Estadual de Educação, e será concedido pela Escola de Música Teclas e Cordas de Lages - SC.

O objetivo dessa postagem não é criticar o curso, nem os profissionais envolvidos. Como músico com curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sou obrigado a fazer algumas ressalvas.

O curso não é reconhecido pelo MEC. A primeira vista parece um curso de licenciatura, mas não é.

O mercado musical e educacional já está complicado para artistas profissionais com curso superior, penso que para os técnicos não será muito diferente.

A função dos cursos técnicos é de formarem mão-de-obra em tempo recorde, com baixo investimento e remuneração.

Acredito que muita gente do magistério, pedagogos e até professores de educação física se interessem pelo curso, como oportunidade de fazer uma grana extra.

Pode ser que outros se iludam com essa lei que obriga a inclusão de música no currículo escolar, ou pelo fato do referido curso ser autorizado pela Secretaria Estadual de Educação, alguns acreditem que esse certificado possa qualificá-los na disputa por uma vaga como professor temporário da rede estadual de ensino.

Aquela velha história do professor de Geografia que dá aula de História e também de Filosofia, mas na teoria só possui diploma em uma dessas áreas.

Os últimos editais de concursos públicos que acompanhei na área de música, principalmente para o cargo de professor (seja municipal ou estadual), exigiam o curso de licenciatura plena, e em alguns casos, não necessariamente em música.

Licenciatura em Artes, com habilitação em música também vale.

Bacharelado em música ou curso técnico de música não vale.

Talvez eu esteja jogando um balde de água fria em quem pensa fazer o referido curso com o objetivo de se inserir no mercado profissional.

Fica a dica: antes de se inscrever pesquise editais recentes de concursos para a área de educação. Atente para os pré-requisitos do cargo de professor e veja que a expressão curso técnico de música raramente aparece, já a expressão licenciatura seguida de Artes, Música ou Educação Artística com habilitação em música é mais comum.

Nem tudo que reluz é ouro!